Projeto Alimentando o Conhecimento

O projeto “Alimentando o Conhecimento” é parte integrante das ações desenvolvidas pela equipe de voluntários do IDEIAS (Instituto de Desenvolvimento Integrado para Ações Sociais). Desde o início de 2014, a organização vem pautando suas atividades de voluntariado nas premissas dos “Oito Objetivos do Milênio”, da ONU. Desta forma, em abril do mesmo ano, mês em que se comemorou o “Dia Internacional do Livro”, os colaboradores da instituição foram convidados a trocar livros, de forma coletiva. Esta ação resultou em mais de 350 livros arrecadados. Após a realização das trocas entre os participantes, computou-se um saldo remanescente de 237 unidades. Com o êxito desta ação, a equipe de voluntários busca neste momento promover uma ação de impacto social, com alcance externo à própria organização.

Objetivo:  Fomentar a leitura de cidadãos da Grande Vitória (ES), por meio de intervenções urbanas. Para tal, se utilizará geladeiras em desuso como estantes.

Metodologia : Por meio do conceito da “reciclagem, reutilização e redução”, o projeto tem como proposta a alocação destes livros em comunidades da Grande Vitória (ES). Eles estarão dispostos em geladeiras em desuso, as quais receberão adesivagem temáticas (desenvolvidas pelo IDEIAS), posicionadas em espaços públicos estratégicos. Os leitores poderão acessá-los sem controle de terceiros. Entretanto, as doações serão estimuladas por meio de um pequeno anúncio afixado na lateral da geladeira. O conceito é, de fato, promover a autonomia local da disseminação do conhecimento nas comunidades envolvidas.

Parcerias: Município de Vitória – Prefeitura de Vitória, Secretaria Municipal de Vitória e Biblioteca Municipal

Entrevista para o Ponto Cult – TV Tribuna/SBT

Entrevista para o Bom Dia ES – TV Gazeta/ES

 

 

 

Entrevista para o Programa Fala Manhã – TV Vitória/ES

 

U

2014.10.02 - Jornal_Metro_2