Fórum Capixaba de Energia: Inscrições abertas!

Energia é o que move o mundo. Energia é o que move a vida! Cada vez mais o mundo global necessita de mais e mais energia. E torna-se imperiosa a procura por formas mais limpas e menos impactantes de produzir esse precioso insumo.

Os recursos energéticos vêm determinando a riqueza das nações. Entretanto, a exploração intensiva desses recursos não renováveis vem provocando impactos com consequências inimagináveis para o planeta e as comunidades em todo o globo.

No mercado brasileiro a paralisação dos investimentos na cadeia do petróleo e gás provocou grandes estragos na cadeia produtiva. Esforços têm sido feitos pelas empresas no sentido de se ajustar a nova situação. Ações de estímulo a produção e a possibilidade de participação de outras operadoras no pré-sal vem trazendo ânimo ao mercado.

No mundo temos assistido a uma revolução energética, cada vez mais países incorporam a produção de energia, solar, eólica, ou hidráulica nas suas matrizes energéticas. O acordo assinado por 195 países por ocasião da Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas, COP 21, realizada em Paris, representa um marco histórico que possibilitará enormes avanços para o setor de energias renováveis. As metas brasileiras para o acordo objetivam ampliar de 28% para 33% o uso de energias renováveis (eólica, solar, biomassa e biocombustíveis) na matriz energética brasileira até 2030, além da energia hídrica, segundo o portal Brasil.

O nordeste brasileiro é um exemplo na produção de energia eólica. Neste ano, o País se tornou o 10º maior gerador de energia eólica no mundo, superando países como Portugal e Suécia, segundo Ranking Mundial de Energia e Socioeconomia. A participação dessa fonte na Matriz Elétrica Brasileira é de 6,6%. As perspectivas para o final de 2017 indicam 8,7 GW de eólica em operação, segundo dados da ABEOLICA.

Diante de tantas mudanças, precisamos estar atentos e entender quais serão os impactos em nossas vidas e atividades.

Portanto, o Fenergia este ano pretende abordar temas de interesse que estão em pauta nas empresas, indústrias, instituições e na academia. Para preparar uma programação tão diversificada, ouvimos representantes de vários segmentos para e aferir os pontos de interesses. Acreditamos que com esta estratégia, seja dado mais um passo para fortalecer a temática da energia no nosso estado.

Este ano o tema é Energia e o Desafio da Sustentabilidade. Portanto, convidamos você a mergulhar nesse desafio.

LOCAL E DATA

  • Data: 28 de Novembro de 2016
  • Horário: 8h às 18h
  • Local: Hotel Golden Tulip Vitória

QUEM VISITA

Empresas privadas que tem interesse ou atuação no setor energético, potenciais investidores e empreendedores. Instituições Públicas de âmbito Federal, Estadual e Municipal. ONGs, Universidades e representantes do meio acadêmico.