IDEIAS realiza Plano de Pós-Ocupação e de Restauração dos Meios de Subsistência em Aracaju

14-10 Lt 09 Pesquisa de Impacto Alaide Valido de Jesus 2019

A partir do mês de setembro, o IDEIAS dará início aos Planos de Pós-Ocupação e de Restauração dos Meios de Subsistência junto a 123 famílias que passaram por um processo de reassentamento em Aracaju, Sergipe.

Os Planos tem como objetivo monitorar os impactos das medidas de gestão junto as famílias vulneráveis, realizar o acompanhamento social por meio de plantões sociais, círculos de troca e visitas domiciliares para a realização de campanhas informativas.

O projeto também visa promover ações para a restauração dos meios de subsistência, por meio de ações de apoio à produção agrícola, assistência técnica na promoção de negócios, inserção no mercado de trabalho e qualificação profissional, ações de apoio aos cuidados veterinários, atividade pesqueira ou cultivo de pescados e ações de prevenção e cuidados com a saúde.

A previsão é que o acompanhamento social ocorra até dezembro de 2023. A gestão e execução de projetos socioambientais é um dos focos de atuação do IDEIAS, que também se dedica a programas de minimização de impactos de grandes empreendimentos (indústrias, rodovias e termoelétricas) na população.