Focos de atuação

Focos de atuação

  • Deslocamento Involuntário:

Solucionar problemas de famílias impactadas por grandes empreendimentos, atuando junto ao governo e ao setor privado na elaboração, execução e monitoramento de alternativas para a remoção, reassentamento e desapropriação de famílias. Os projetos incluem também suporte social, jurídico e de assessoria imobiliária.

  • Serviços especializados para adequação de processos de empreendimentos ao Padrão de Desempenho da IFC, incluindo:

Foco na Elaboração de Framework para empresas que contraem empréstimos junto ao Banco Mundial e necessitam adequar os seus processos as Normas do Padrão de Desempenho sobre Sustentabilidade Socioambiental da IFC, Coorporação Financeira Internacional. A IFC é membro do Grupo Banco Mundial, e a maior instituição de desenvolvimento global voltada para o setor privado nos países em desenvolvimento.

Elaboração de Planos de Reassentamento para população atingida por empreendimentos constando da execução das modalidades de atendimento, pré-definidas, e das famílias afetadas das ações de comunicação e engajamento, das negociações com as famílias, dos procedimentos de pagamentos às modalidades de atendimento; das acompanhamento social às famílias; e das ações de restauração dos meios de subsistência.

Elaboração de Baseline Socioeconômico das famílias, com base nos cadastros socioeconômicos, nos inventários de bens e de culturas aferidos.

Elaboração de Normas Operacionais para Aquisição de Terras, que tem como objetivo estabelecer as diretrizes e os procedimentos a serem adotados, para os processos de aquisição e arrendamentos de terras, norteadas pela Legislação Nacional e alinhadas com as normas internacionais aplicáveis, e os Padrões da Internacional Finance Corporations (IFC). 

Relatórios de impacto da população afetada com objetivo de identificar impactos e melhorias nas condições de vida das populações afetadas.

  • Ações desenvolvidas para as concessões responsáveis pelo abastecimento de energia elétrica

Foco na Regularização Sustentável e Recuperação de Receitas de clientes que estão em situação de irregularidade (clandestinos, cortados ou com débitos) ou com consumo elevado, onde há o combate às perdas não técnicas e a redução do consumo, que geram impactos financeiros sobre as companhias uma vez que representam perdas comerciais de energia elétrica. Além do relacionamento com a comunidade, ações de mobilização e educação ambiental, o Grupo atua diretamente no monitoramento das perdas e na sustentabilidade dos clientes na base. Logo, a redução das perdas e adesão de clientes aos serviços da companhia possibilita o aumento da receita tarifária, o  que contribui diretamente para a eficiência e o desempenho financeiro da concessionária; e indiretamente para a ampliação da oferta efetiva de energia.

  • Ações e Projetos de Eficiência Energética

Realizar ações de educação ambiental, das quais destacam-se os projetos de eficiência energética, desenvolvidos para instituições públicas e privadas, focados na orientação da população em comunidades de baixa renda sobre o uso racional de energia elétrica.
Ações socioeducativas, visitas domiciliares, reuniões de sensibilização, palestras de conscientização e encontros lúdico-educativos.

Ações desenvolvidas para as concessões responsáveis pelo abastecimento de energia elétrica.

Ações educacionais focadas na comunidade escolar, professores, alunos e pais, constando de capacitações sobre o uso eficiente da energia elétrica e ações itinerantes com utilização de uma Unidade Móvel de Ensino, que trata a questão do uso da energia através de tecnologias 3D e experimentos físicos.

  • Busca ativa por Clientes que atendam o critério da Tarifa Social

Levar conhecimento à população sobre os benefícios e os critérios da tarifa social, bem como promover o cadastramento da população através de parcerias buscando uma tarifa compatível ao rendimento familiar e reduzindo a inadimplência e possíveis fraudes e clandestinidades.

  • Ações desenvolvidas para as concessões na área de saneamento

Foco na Regularização Sustentável e Recuperação de Receitas de clientes que estão em situação de irregularidade (clandestinos, cortados ou com débitos) ou com consumo elevado, onde há o combate às perdas não técnicas e redução do consumo, que geram impactos financeiros sobre as companhias uma vez que representam um volume de água tratada consumida, porém não faturada. Além do relacionamento com a comunidade, ações de mobilização e adesão ao sistema de esgotamento sanitário, possuímos ainda vasta experiência na inspeção e tarifação de clientes.Logo, a redução das perdas e adesão de clientes aos serviços da companhia possibilita o aumento da receita tarifária, o que contribui diretamente para a eficiência e o desempenho financeiro da concessionária; e indiretamente, para a ampliação da oferta efetiva de água e uso adequado do sistema de esgotamento sanitário.

  • Melhoria da Imagem Institucional

Promover ações de mobilização comunitária e educação ambiental que promova a imagem institucional da companhia, incentivando a participação da sociedade e o engajamento em ações voltadas para a sustentabilidade.

  • Regularização Sustentável de Clientes e Recuperação de Receitas

Inserção em território, através de ações de mobilização social e atendimento residencial individualizado à clientes inativos, irregulares, clandestinos ou com débitos, a fim de proporcionar a redução de perdas não técnicas, recuperação de receita e uma fatura sustentável, onde os clientes possam arcar com as mesmas sem acúmulos de novos débitos ou retorno para a clandestinidade.

  • Ações desenvolvidas para as concessões de rodovias e ferrovias

Atuação focada na Gestão Social da Faixa de Domínio e Áreas Non Aedificandi, além do Gerenciamento de Stakeholders, onde através de um diálogo social Customizado e da efetivação de ações, busca-se acordos para desocupação das edificações em áreas irregulares, bem como minimizar impactos entre a sociedade e o empreendimento. Logo, a liberação das áreas lindeiras, a minimização dos conflitos sobre a implantação e adequação da tarifa e a redução do número de acidentes, possibilita que a companhia opere com maior eficiência e melhor desempenho econômico sua atividade.

  • Promoção e Organização de Cursos e Eventos
  • Gestão de Stakeholders e Minimização de impactos de Empreendimentos

Promover o diálogo social customizado entre os diversos stakeholders, mapeando os principais intervenientes, o seu grau de influência e os interesses no processo, buscando ativamente uma interlocução que minimize o impacto sobre os mesmos, focado no melhor resultado para a intervenção.